Sara Soares foi idealizadora e realizadora do evento e projeto social sobre o renascimento Africano com o professor mestre senegalês Malick Kane em Setembro de 2017, na Câmara Municipal de São Paulo.
Em março de 2017 Sara idealizou o II encontro Negras Empoderadas, com 200 mulheres negras para assistirem o filme Pitanga com a presença dos diretores Beto Brant e Camila Pitanga e o próprio ator Pitanga.
Sara foi fotógrafa oficial do encontro para assistir ao filme Pantera Negra, organizado pelo grupo Intelectualidade Negra, no dia 17 de Fevereiro de 2018, no Cinemark do Shopping Eldorado.
Organizou excursão para levar crianças carentes para assistirem ao filme Pantera Negra, devido a importância da representatividade (2018), com uma atividade com psicopedagogos e um minicurso sobre o filme para as crianças entenderem a importância do filme.
Registros de cursos como: a História da África para Curso na Câmara Municipal de Diadema, (2018) e (2019).
Em 2018, além de fazer parte como cineasta desse Rede, foi Mestre de Cerimônia do Lançamento da Rede de Proteção de Direitos dos Povos Indígenas e Quilombolas – PROINQUI.
Com parceria entre Unifesp, PRAE, UFABC, MPT (Ministério Público), SPDM.
Em 2020, foi coordenadora Geral do Projeto Culturas BR, que intentava lidar por três pilares, cientista, povos tradicionais e artistas afim de ampliar as vozes dos “povos tradicionais”, onde contribuiu contra a Pandemia do Corona vírus.
Sara criou e organizou o evento “Diálogos sobre a Saúde Mental da População Negra” na Câmara Municipal de São Paulo, 2017 durante 7 dias, com os palestrantes:
Cleide Neves, Elaine Paulino, Prof. Jayro Pereira. Prof. Carlos Machado, Érica Hilton, Dennis de Oliveira, Lucila Faustino, Túlio Custódio, Marleide Soares, Márcio Farias e muito mais.
∙ Diálogos Sobre a Saúde Mental da População Negra; da Mulher Negra; do Homem Negro; do LGBTQIA Negro; da Criança e Adolescente Negro; do Idoso Negro; da família Negra.